Já imaginou comprar o imóvel dos seus sonhos a preço de custo? Já imaginou comprar o imóvel dos seus sonhos a preço de custo?

Comprar imóveis a preço de custo: como funciona e quais as vantagens

7 minutos para ler

Já imaginou comprar o imóvel dos seus sonhos a preço de custo? Ou mesmo pagar o valor real de construção em uma unidade que será usada para negócios, como aluguel e revenda?

Para optar por este tipo de investimento, é preciso conhecer como funciona a compra, quais são os cuidados necessários na hora de fechar o negócio e como saber se encontrou uma boa opção.

Para ajudar nessa questão, leia o nosso post sobre imóveis a preço de custo e tire todas as suas dúvidas!

O que é imóvel a preço de custo?

Imagine que uma construtora prepara a planta de um empreendimento, mas decide evitar empréstimos com bancos ou fundos de investimento. Em vez disso, divide o custo real de construção entre os futuros donos das unidades.

Os novos donos pagam, assim, uma cota mensal equivalente à compra do seu imóvel. Só então será iniciada a obra, sendo que todo o recurso utilizado será do aporte dos investidores.

Nesse processo, a construtora tem direito de cobrar taxa de administração dos envolvidos, que geralmente fica em torno de 20% do aporte, a depender de vários fatores, como prazo de construção, risco envolvido e tamanho da obra.

Como funciona na prática?

Na prática, o sistema se parece muito com um consórcio, em que o investimento é feito pelo coletivo, mas pago por cotas individuais. Essas cotas são depositadas diretamente em uma conta bancária destinada as despesas do empreendimento. Veja as etapas:

  • definição do projeto;
  • formação do grupo de investidores;
  • construtora apresenta todos os custos do negócio, detalhadamente;
  • o valor apresentado é dividido por cotas para os participantes do grupo;
  • todo mês o grupo deposita o valor negociado em contrato;
  • valores adicionais de construção são divididos entre os participantes;
  • administradora presta contas periodicamente.

Quais os benefícios da compra de um imóvel a preço de custo?

Quem compra imóveis optando por esse tipo de prática, de construção por administração, adquire um bem por um valor muito mais baixo que o comum, mesmo se comparado a unidades compradas na planta. É excelente para quem pretende vender a propriedade posteriormente.

Ao investir em um imóvel a preço de custo, o comprador tem acesso a todos os gastos da obra, já que, é enviado relatórios mensais da obra com fotos para verificação do andamento da obra e um relatório financeiro

Dessa forma, administradoras e incorporadoras não têm como adicionar um grande lucro ou embutir outros valores, como acontece na venda de imóveis a preço fixo. O resultado é uma economia para o comprador, que pode chegar a até 30%. Fora isso, a administradora é apenas uma contratada e pode ser substituída.

Além disso, esse tipo de negociação permite que a administradora também repasse aos investidores qualquer custo adicional referente à obra.

O que avaliar para encontrar uma boa opção?

Para iniciar este tópico, lembramos que a melhor opção é aquela que está adequada aos objetivos do comprador e à sua disponibilidade financeira. Então, quem vai investir nessa modalidade de negócio precisa analisar com clareza sua planilha de gastos e as variáveis dessa compra.

Afinal, serão meses investindo dinheiro em um imóvel que não será usado pela família (no caso de compra para moradia direta), nem dará retorno financeiro imediato (no caso de quem adquire esse tipo de unidade para aluguel ou revenda).

Quanto à compra em si, alguns pontos exigem atenção especial, como os listados a seguir:

  • prazo de construção;
  • localização;
  • quantidade de participantes do grupo de investidores;
  • histórico da construtora ou administradora;
  • valor das cotas.

É essencial ficar de olho também nos índices indicados no contrato para reajuste de parcelas.

Devemos ressaltar, ainda, a importância de pesquisar o histórico da administradora ou construtora nos órgãos responsáveis, de forma que entenda se a empresa costuma fazer esse tipo de negócio e como se comporta diante de possíveis crises.

Quais os cuidados necessários após a compra?

Ao fechar o negócio, outros cuidados são necessários. O principal deles é acompanhar a prestação de contas periódica da empresa sobre os gastos referentes à construção, porque a modalidade permite à administradora que inclua cobranças adicionais sempre que necessário.

Por isso, a atenção com a prestação precisa ser redobrada. Nela devem constar a cotação de insumos, as propostas de fornecedores, as programações financeiras e os recursos adicionais discriminados, bem como a justificativa para usá-los.

É bom ter atenção também ao prazo estabelecido no contrato para a entrega do imóvel, pois uma das principais desvantagens da construção por administração é que o preço final nunca é conhecido com exatidão até o término da obra. Variáveis como preço dos insumos e mão de obra podem aumentar consideravelmente caso a construção se estenda.

Como saber se a empresa é de confiança?

Escolher a administradora certa faz toda a diferença em qualquer tipo de negócio, principalmente na compra de imóveis a preço de custo, dado o modelo do acordo em que a construtora pode adicionar cobranças financeiras sempre que necessário.

O que indicamos aqui é uma longa pesquisa a respeito do histórico da construtora ou administradora, de forma a entender se a sua postura é idônea e se a empresa tem tradição nessa forma de negócio.

Pesquisar o histórico nos órgãos responsáveis, como já sugerimos, é essencial! Fora isso, a internet pode ser uma boa fonte de pesquisa para quem está se aproximando de empresas. Um dos sites interessantes nesse sentido é o Reclame Aqui.

Visitar outros empreendimentos da empresa e obras em andamento pode ser muito interessante também, já que você pode ver por si mesmo quais os pontos positivos e negativos dos imóveis e ter mais dados para fazer a escolha certa.

Além disso, é importante conversar com outros grupos de investidores que fizeram negócio com a empresa anteriormente, para saber como foi a experiência deles e se indicam essa forma de sistema.

Quem está em busca de imóveis a preço de custo no litoral norte de São Paulo, por exemplo, pode acessar os empreendimentos da A3 Construtora e Incorporadora, uma empresa sólida e atualizada, que prima pela transparência e construção de um relacionamento duradouro com os clientes, valores essenciais para esse tipo de negócio.

Tem mais um valor da empresa que é primordial para a modalidade: foco em agilidade dos processos, o que resulta na pontualidade da entrega dos empreendimentos. No mais, os melhores imóveis da região estão sob a assinatura da A3.

Portanto, investir em imóveis a preço de custo pode ser uma ótima opção tanto para quem deseja morar quanto para quem quer investir. Só não se esqueça de escolher uma construtora de confiança.

Se você se interessou pelo assunto e quer mais informações, não deixe de entrar em contato conosco! Estamos no aguardo!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

2 thoughts on “Comprar imóveis a preço de custo: como funciona e quais as vantagens

Deixe um comentário