Conheça as praias de Ubatuba, visite as praias paradisíacas Conheça as praias de Ubatuba, visite as praias paradisíacas

O que fazer em Ubatuba? Confira 8 atrações incríveis

7 minutos para ler

O que não falta são ideias sobre o que fazer em Ubatuba, uma vez que basta o clima esquentar um pouquinho para a cidade fervilhar de turistas em busca das diversas atrações que esse pedaço de paraíso do litoral norte paulista oferece.

Belíssimas praias, trilhas para os mais variados perfis e cachoeiras encantam tanto o morador de Ubatuba quanto aqueles que lá estão de passagem, seja por um final de semana, seja nas férias inteiras. É por isso que o local é considerado um dos melhores destinos para turismo em São Paulo.

Se você quer saber mais sobre o destino, confira o nosso post com 8 dicas de atrações incríveis em Ubatuba.

1. Visita às praias

O litoral de Ubatuba tem cerca de 100 km de extensão e mais de 100 praias catalogadas, ou seja, dá para passar muito tempo desbravando a região até encontrar o seu canto preferido.

A cidade conta tanto com praias de acesso mais fácil, ideais para famílias com crianças, idosos ou quem não está com vontade de se aventurar muito, quanto com praias mais escondidas, em que é necessário fazer alguma trilha ou chegar de barco. Alguns dos destinos principais estão nos tópicos a seguir.

Praia do Cedro

Você chega a essa praia fazendo uma trilha que passa por outras 5 praias ou saindo de barco da Praia da Lagoinha. Na maré baixa, é possível se deliciar nas diversas piscinas naturais que são formadas perto das pedras espalhadas pela faixa de areia.

Praia do Lázaro

Já a Praia do Lázaro é ideal para quem tem criança, uma vez que conta com um mar calmo e excelente infraestrutura com quiosques, restaurantes e lojinhas.

Praia das Toninhas

A Praia das Toninhas fica localizada mais próximo do centro de Ubatuba. Ela também é indicada para famílias com crianças, idosos e para quem busca conforto e estrutura, uma vez que o mar é calmo, há diversos bares e restaurantes, o acesso é fácil e, ainda por cima, é o ponto de encontro para a saída de diversos passeios.

Ela também é o local escolhido por muitos jovens que buscam a prática de esportes aquáticos, como standup paddle, canoagem e kite surf.

Praia Vermelha do Norte

A Praia Vermelha do Norte é considerada por muitos uma das mais bonitas de Ubatuba. O acesso é fácil, tem estacionamento e bons quiosques na orla. No entanto, o mar é bastante agitado, não sendo indicado para quem não sabe nadar ou está com crianças. Em contrapartida, a praia é bastante procurada por quem gosta de pegar boas ondas.

Domingas Dias (Praia Verde)

Essa praia fica localizada dentro de um condomínio com segurança particular, por isso, seu acesso é controlado, e é necessário o pagamento de uma taxa em torno de R$ 10,00, referente ao cartão de estacionamento (zona sul). Se você não quiser ir de carro, pode acessar a Praia Verde por uma trilha curta e fácil que sai da Praia do Lázaro.

O visual do lugar compensa a burocracia para o seu acesso, além de ser uma ótima escolha para famílias com crianças.

2. Cachoeira do Prumirim

Como nem só de praia vivem as dicas sobre o que fazer em Ubatuba, o morador ou visitante da cidade ainda pode se encantar com outras belezas naturais.

É o caso da Cachoeira do Prumirim, que fica localizada perto da rodovia, na entrada da praia de mesmo nome. É dividida em pequenas quedas que formam três principais poços para banho.

O local é uma excelente opção para relaxar, descansar o corpo e contemplar o visual. No entanto, deve-se ficar atento às pedras escorregadias na descida da cachoeira e, é claro, hidratar-se bem.

3. Ilha Anchieta

É um dos passeios característicos de Ubatuba, com praias paradisíacas, muita natureza e possibilidades de trilha. A região é considerada uma das melhores para mergulho no país.

Além disso, sua mata é preservada pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta, sendo considerada uma área de proteção ambiental, com uma população de macacos-prego, saguis, lagartos, tatus, capivaras, além de 72 espécies de aves.

Vale a pena também tentar o passeio de escuna ou barco, que costumam sair do Saco da Ribeira, ponto de desova de tartarugas marinhas.

4. Trilha das Sete Praias

A partir da Praia da Lagoinha ou da Fortaleza, é possível iniciar uma trilha que passa por mais 7 praias, em um percurso de aproximadamente 9 km, que dura, em média, 3 horas, dependendo do condicionamento físico.

A vista é incrível, e o passeio é ideal para quem gosta de aventura. Quem pretende fazer o percurso inteiro precisa se preparar com mantimentos, como água e frutas, pois alguns trechos não possuem quiosques ou comércios. Apenas a Praia Grande do Bonete possui uma infraestrutura perene e razoável.

5. Ruínas da Lagoinha

As Ruínas da Lagoinha estão localizadas a cerca de 23 km do centro da cidade, dentro da Fazenda do Bom Retiro, e encanta seus visitantes com suas ruínas em pedra e cal. Os prédios do local foram construídos no século 19 e viveram o seu apogeu como produtores de cana-de-açúcar e café.

A paisagem é enriquecida pela natureza, como a presença de árvores centenárias que envolvem as ruínas com suas raízes e troncos, tornando o cenário algo incrível de ser visto. É uma ótima opção para ensaios fotográficos.

6. Gruta que Chora

A Gruta que Chora é considerada um dos passeios imperdíveis em Ubatuba. Fica localizada na Praia da Sununga e atrai tanto moradores quanto turistas por causa das gostas de água que caem do seu interior.

O local coleciona ainda muitas histórias da região, como a famosa lenda que diz que ali dentro morou uma criatura metade dragão e metade serpente, que todas as noites se transformava em um homem atraente para se encontrar com uma moça da região.

Cada morador adiciona o seu toque de criatividade na história, porém o final é sempre trágico: os jovens não puderam ficar juntos, e as gotas que caem do teto da gruta são as lágrimas dos amantes.

7. Bares e restaurantes

Ainda há muito o que fazer em Ubatuba quando o assunto é alimentação. A cidade conta com diversos bares e restaurantes que oferecem cardápios variados, como: frutos do mar, comida tailandesa, japonesa, mediterrânea, mexicana, entre outros.

Para quem não dispensa uma boa refeição com amigos ou com o seu par romântico após um belo dia, Ubatuba, com certeza, é a opção certa.

8. Vida noturna

Ubatuba também é conhecida por sua intensa vida noturna. A agitação fica por conta dos bares no centro da cidade, alguns com música ao vivo e pequenas atrações, karaokê e discotecagem, especialmente na alta temporada de verão.

Como percebemos, há muito o que fazer em Ubatuba, tendo em vista que as opções são diversas e atraem os mais variados públicos. É por isso que a cidade tem se tornado cada vez mais atrativa para moradia ou como destino turístico para desfrutar nas férias, nos feriados ou até mesmo em fins de semana.

Para saber mais sobre a cidade e conhecer os nossos empreendimentos, siga-nos no Instagram e curta nossa página no Facebook!

Posts relacionados

Deixe um comentário